segunda-feira, dezembro 12, 2005

Idealização masculina vs feminina

Há uns tempos pus - me a pensar na causa da infidelidade dos homens e cheguei a uma conclusão passado algumas conversas de café em amena cavaqueira. Este post não exclui as mulheres modernas, pois cada vez mais pensamos como o sexo masculino. Ora, indo à raiz da questão é habitual ouvirmos os homens a elogiar o sexo feminino por partes do corpo e não como um todo. Para eles, todas são diferentes e se pudessem retirar um pedaço de cada uma delas e formar um conjunto com esses fragmentos, então seria perfeito ou não me digam que nunca ouviram piropos brejeiros e, até ordinários como: "Epá, gala - me ali o rabo daquela!";"Mica - me aquela prateleira" e afins! Como uma só mulher não contém em si todos os atributos fantasiados pelo homem, ele tem necessidade de ir experimentando o que sempre sonhou ter entre mãos, seja um traseiro avantajado ou uns seios voluptuosos. Já com as mulheres, não se passa o mesmo fenómeno, talvez porque não sejam seres tão físicos como o homem e, porque, na realidade idealizam o seu "príncipe encantado" de um modo geral, ou seja, sabem apreciar um conjunto com todas as suas virtudes e defeitos. Aí, reside o mistério do intelecto sobre a aparência física e... porque o feio também pode ser belo!

As Três Parcas (frontão leste do Pártenon) séc. V a.C. - Fídias

Licino: - Acho que arranjarei processo mais seguro, se convocar alguns dos mais famosos artistas antigos para executarem uma mulher modelo.

Polístrato: - Que queres dizer? Como haviam eles de vir, se já morreram há tanto tempo?

Licino: - É fácil, desde que não hesites em dar - me umas respostas.

Polístrato: - Basta perguntares.

Licino: - Já estiveste em Cnidos, Polístrato?

Polístrato: - Já.

Licino: - Então viste, concerteza, a Afrodite que lá têm?

Polístrato: - Por Zeus, que vi! É a mais bela obra de Praxíteles!

Licino: - Mas, se a viste, como dizes, responde - me agora se já viste também a Afrodite nos Jardins, em Atenas, feita por Alcâmenes?

Polístrato: - Seria o mais desleixado dos homens, Licino, se não tivesse apreciado a mais formosa escultura de Alcâmenes.

Licino: - Pelo menos não te vou perguntar, Polístrato, se já foste muitas vezes à Acrópole contemplar a Sosandra de Cálamis.

Polístrato: - Também já a vi muitas vezes.

Licino: - Basta. Das obras de Fídias, qual elogias mais?

Polístrato: - Qual há - de ser senão a Atena de Lemnos, na qual Fídias até se dignou inscrever o seu nome? E, por Zeus, a Amazona encostada à lança!

Licino: - São essas as mais belas, companheiro, de tal modo que nem precisamos de mais artistas. Vamos lá então! De todas estas farei uma combinação conforme puder, e mostrar - te - ei uma estátua que contém o melhor de cada uma.

Luciano, in Hélade


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como em tudo na vida há excepções. Mas deixa-me que te diga que do pouco da minha experiência de vida a única diferença entre homens e mulheres nesse aspecto é que de facto os homens cometem muitas infedilidades, mas as mulheres resolvem isso passando de homem para homem como uma facilidade extrema. Qual destas abordagens será meno moral? é complicado...bj Numenesse

12/13/2005 6:52 da tarde  
Blogger damadespadas said...

Keimadela:Primeiro que tudo quero-te agradecer por seres um leitor assíduo deste meu pequeno espaço.E, tentando responder à tua questão penso ambas as atitudes não são nada de louvar, mas existe uma pequena/grande diferença entre elas...ao menos as mulheres não traiem. Mas, compreendo perfeitamente o que queres dizer.São as modernices e os relacionamentos desprendidos de m**** que temos hoje. E, como tu dirias para rematar: "É complicado!" *

12/14/2005 12:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home