segunda-feira, dezembro 05, 2005

Der Blaue Reiter

Ontem, dia 4 de Dezembro faria anos Wassily Kandinsky (1866 - 1944). Pintor ligado à Escola Bauhaus e um dos fundadores do grupo Der Blaue Reiter ("O Cavaleiro Azul"). No seu percurso artístico esteve ligado a vários movimentos desde o fauvismo até ao abstraccionismo.
O Casal de Cavaleiros
1906 - óleo sobre tela
55x50,5 cm - Munique
O Casal de Cavaleiros trata - se de um quadro da fase inicial do trabalho de Kandinsky (pintura figurativa). É uma tela de contrastes, na qual a parte inferior e superior se apresentam mais escuras, ao contrário da central, onde predominam os tons mais claros e vivos, como branco, amarelo e verde.
Estes tons mais claros destacam a representação de uma cidade russa, Moscovo, que nos aparece ao fundo com as suas cúpulas. O pintor realça assim esta zona.
Em primeiro plano aparece - nos o casal de cavaleiros, envergando um traje tipicamente russo. Encontram - se montados num cavalo, que enverga também ele, ornamentos que remetem para uma época passada. Parecem enamorados e estão rodeados por uma atmosfera algo romântica, aparecendo - nos na parte superior e inferior folhas de árvores com um tom outonal (castanhos e amarelos).
Todo o quadro nos apela à paixão pela cidade natal de Kandinsky - Moscovo -, no qual além das cores fortes e evocativas de valores remetendo para um certo estado de espírito, todos os restantes elementos são simplificados.
Contribuem para a criação de uma atmosfera algo irreal, as pequenas manchas brilhantes que inundam a paisagem, afastando a cena do mundo quotidiano.
"Eu ficava embriagado com as cores da Natureza. Então aplicava riscas e gotas coloridas sobre a tela e fazia - las cantar com toda a intensidade de que era capaz."
Wassily Kandinsky
P.S. - Qualquer semelhança com o post anterior é pura coincidência...acreditem ou não.lol.