sexta-feira, setembro 02, 2005

"...que só se ama quando se dança com quem nos balança e nos faz viver."


Este post é dedicado a alguém que apesar de ter tudo para ser "perfeita", renega tal legado. Por receio ou covardia...não posso ser precisa. Gata, este post é para ti! Apesar de não me considerar tua amiga, tenho a certeza que és única e chegarás longe...até ao infinito (se quiseres). E, aqui vai Matisse!
De 1909, A Dança é um magnífico quadro onde a cor e o movimento predominam.
Segundo Matisse, este quadro foi inspirado em cerâmicas e miniaturas persas. Para o pintor, os seus modelos não são figurantes, mas sim figuras humanas. É também visível a relação entre o movimento e a música.
É notável o sentimento implícito no quadro, uma alegria intensa, uma enorme vontade de viver.
As figuras representadas na tela estão de mãos dadas, formando uma roda, que não é perfeita, como se tratassem de crianças (lol). As figuras estão em cima de um monte verde, cor essa que faz a separação entre a terra (verde) e o céu (azul). Entre a figura do lado esquerdo e a do lado direito há um espaço, o qual a mulher do lado direito tenta fechar (o círculo).
O quadro dá ao observador a noção de que não se trata de uma imagem estática, mas de uma cena cheia de movimento.
Aqui, o estilo decorativo e a figura humana estão em perfeita harmonia, isso é conseguido através da utilização de cores e linhas puras que delimitam as formas.
"As cores têm uma beleza que devemos preservar, tal como tentamos preservar o som da música. É uma questão de organização, de encontrar a construção em que a cor conserva beleza e frescura."
Henri Matisse (1869 - 1954)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

:)

9/06/2005 3:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home