sexta-feira, agosto 12, 2005

Beira Baixa...aqui vou eu!

Castelo Novo - vista panorâmica


Avé, my friends!
Pois é, mais uma vez, chegou a altura de me ausentar por esse país fora. Desta vez vou parar a duas aldeias na Beira Baixa mesmo junto à Serra da Gardunha. Estou - vos a falar de Castelo Novo, uma aldeia histórica, e Soalheira, uma localidade quentíssima como o próprio nome indica. Desde a minha infância que se tornou um hábito ir passar umas semanitas a estas duas terras no mês de Agosto e, este ano para variar não faria sentido se não acontecesse o mesmo. Ó bvio que para esta escolha repetida há uma razão de ser muito forte (só podia, porque eu detesto hábitos)...estas são as terras natais dos meus pais. Não posso negar que para além da típica visita à famelga, o que me puxa mais para retornar aquelas bandas é a festa de S. Fiel em Louriçal do Campo, à qual só faltei uma vez por estar perdida de amores por um moçoilo da minha zona e, por isso decidi ficar em Póvoa de Santa Coisa a passar o Verão inteiro.lol. Aí, as coisas que uma pita faz por amor!
Mas, passando à frente. Infelizmente, hoje em dia o espírito festivo já não é o mesmo, porque como é do conhecimento da maior parte das pessoas, as gentes das aldeias casa e tem filhos logo a seguir, o que faz com que o número de solteiros prontos a curtir seja cada vez mais reduzido. E, outro dos problemas, este já desde que me conheço, é que as "gaijas" descomprometidas da terrinha são enclausuradas em casa pelos papás. No entanto, há sempre aquelas que arriscam uma pequena fuga e depois cometem as maiores loucuras à face da terra, por vezes chegando passado 9 meses a casa grávidas do Espírito Santo. É o que dá tanta limitação e desconfiança.
Não considerando todos estes obstáculos, amanhã lá vou eu partir rumo à Beira Baixa, sempre com a esperança que alguns gatos pingados do sexo masculino (os mesmos de sempre normalmente) tenham a mesma ideia, pois os que se encontram lá, tirando os meus primos, já cairam no conto do contrato nupcial. Se não tiver sorte, sempre levo uns livros para ler, o meu computador (lá, sem ligação à net) para escrever e jogar e, finalmente os meus materiais de artesanato para me distrair.
Resta-me despedir - me de vocês, mas apenas por duas semaninhas...ou pensavam que se iam ver livres de mim assim tão facilmente?Desenganem - se.
Damadespadas
P.S. - Portem- se todos mal, mas sempre com estilo. Upa, upa.